Nossa Senhora do Rosário, Goiás

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construída em estilo colonial em 1761 por escravos para abrigar a irmandade em devoção à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi demolida e refeita em estilo neogótico em 1934 por padres dominicanos, que alteraram elementos da fachada original. Na época, a justificativa controversa até hoje foi representar a "chegada da modernidade" na antiga capital de Goiás. A igreja tem pinturas de arte barroca do Frei Nazareno Confaloni, precursor do modernismo no estado de Goiás e fundador da Escola de Belas Artes da antiga Universidade Católica de Goiás, atual PUC-GO. Nos painéis laterais estão os 15 mistérios do rosário da antiga ordem, começando pela anunciação pelos mistérios e terminando na abóbada em cima do altar, com o coração de Nossa Senhora. Ao lado da igreja fica o Convento do Rosário, onde funciona hoje a Associação dos Artesãos de Goiás. Em frente à igreja é encenado anualmente a Última Ceia durante a Procissão do Fogaréu.

Igreja Nossa Senhora do Rosário