Igreja Matriz, Trindade

Igrejas de Goiás

Igreja Matriz de Trindade

A Igreja Matriz de Trindade, também conhecida como Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, foi inaugurada em 8 de setembro de 1912 pelo missionário redentorista Antão Jorge e considerada Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan desde 2014. A arquitetura ressalta o estilo barroco e a tonalidade azul da fachada. A nave, o altar-mor e as alas laterais provam a simplicidade e a rusticidade dos objetos utilizados na construção da igreja. A igreja está localizada na Praça do Santuário, na mesma área em que os garimpeiros Ana Rosa e Constantino Xavier expuseram o medalhão encontrado, por volta de 1848, com a ilustração da Santíssima Trindade, às margens do Córrego Barro Preto, e que deu origem à romaria ao Divino Pai Eterno. A primeira capela dedicada ao Divino Pai Eterno foi construída em 1843 e era coberta com folhas de buriti. A Matriz se tornou o principal centro turístico da cidade até a construção do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em 1943.

Igreja Matriz de Trindade