Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Pirenópolis

Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Um dos símbolos do Centro Histórico da cidade de Pirenópolis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário foi palco de uma das grandes tragédias que marcou Goiás. Em setembro de 2002, apenas um ano após sua restauração que começou em 1998, um grande incêndio destruiu os telhados e toda a parte interna da igreja restando de pé as paredes de taipa externas e internas. As obras de reconstrução que duraram três anos procuraram obedecer o projeto original do prédio construído em 1761. A igreja, em estilo colonial, foi construída de forma que, a qualquer hora do dia, o sol ilumine a sua fachada. Para chegar ao seu aspecto contemporâneo, a igreja passou por vários acréscimos e alterações. É um dos cartões-postais mais conhecidos de Goiás.

Matriz de Nossa Senhora do Rosário